Sequestro de Carbono

Cada vez mais ouvimos falar de sequestro ou captura de carbono – Quantas árvores por habitante são necessárias para compensar as emissões diárias? 

Responder que podemos compensar as emissões de CO2 com a reflorestação ou plantação de novas árvores não é “matemático”. Existem cálculos que estimam as compensações e queremos mostrar-vos alguns. Porém, queremos explicar-vos a dificuldade ou imprevisibilidade do processo e o porquê de não haver 100% de compromisso face à eficiência do sequestro de carbono por parte das florestas.

Sabemos que as plantas consomem CO2 durante a fotossíntese e crescimento (acumulando-o no tronco, etc.). Porém a flora também liberta CO2, de forma natural nos ciclos de “respiração”, ou “artificial” nos incêndios e atividades humanas que desmatam e utilizam os recursos naturais como matéria prima.

UMA QUESTÃO ENERGÉTICA – é insuficiente a captura de carbono por parte das florestas ou é excessiva a emissão de CO2 por parte das atividades Humanas? A resposta é óbvia – as emissões de CO2 são o problema e refreá-las passa por mudar o paradigma do consumo e da produção de energia.

VAMOS AOS NÚMEROS:

Em média, durante o seu crescimento (20 anos), uma árvore captura entre 7 a 11kg de CO2/ano. Ou seja, um total de 140 a 200 kg durante a sua fase de crescimento (estes números variam consoante a espécie e o lugar). A partir da média dos 20 anos, como o crescimento é residual, ainda que se mantenham processos como a fotossíntese, estima-se uma redução significativa do sequestro de CO2.*

Emissão média de CO2 por habitante em todo o mundo:
5000 Kg por ano**

Emissão média de CO2 por habitante em Portugal:
4330 Kg por ano**

Meta de emissões de CO2 por habitante para o combate às alterações climáticas:
2000 Kg por ano***

Sequestro de CO2 por árvore (1un):
10 Kg por ano (x 20 anos = 200 Kg no tempo de vida de uma árvore)*

Neutralizar CO2
10 árvores por pessoa, durante 20 anos, ajudam a neutralizar a emissão anual de um individuo que cumpra a meta de 2 toneladas/ano.
20 árvores ajudam a neutralizar a emissão anual média de um português/ano.

Onde calcular as tuas emissões:
https://www.carbonfootprint.com/measure.html
https://www.pegadamunicipios.pt/calculadora


Se o que nos move é reduzir CO2 na atmosfera, não basta compensa-lo. É mesmo necessário mudar estilos de vida para que em conjunto com as compensações/sequestro, consigamos lograr uma efetiva redução das emissões.

Se mantivermos as emissões médias mundiais de 5 toneladas por ano**, cada habitante precisa de plantar pelo menos 25 árvores por ano e garantir que elas vivem 20 anos.

1280px-CO2_emissions_per_capita,_2017_(Our_World_in_Data).jpg

SE PLANTAR ÁRVORES, POSSO MANTER O MEU ESTILO DE VIDA?

A área do planeta é limitada, tal como os recursos e tempo necessários à tarefa de reflorestar mais 20 árvores por habitante. Quer em termos teóricos, quer em termos práticos, percebe-se que não se possa garantir o sequestro de todo o carbono recorrendo às florestas como solução única. Cabe-nos reduzir, compensar o passado e garantir que a cada novo ano não ultrapassamos os limites.

PLANTAR – ainda que a reflorestação não seja remédio milagroso para o problema das emissões de CO2, é seguro dizer que há demasiadas vantagens em plantar para o ecossistema terrestre. Afinal, o propósito de reflorestar não é exclusivamente o de capturar carbono - sabemos que ao plantar árvores autóctones contribuímos para a preservação da fauna e da flora, promovemos a diminuição da erosão dos solos, aumentando a permeabilidade destes à água.

esquema sequestro de carbono .jpg

Desafiamos-vos a abraçar a mudança: diminuir a pegada ecológica e a plantar 10 árvores por cada ano de elevadas emissões. Vamos neutralizar 2020?

Planta uma árvore, plantado no sofá!
Compensa o presente, planta o futuro.

 

NOTAS:

* Os quilogramas de CO2 capturados por árvore apresentados neste texto não são um valor exato ou evidência comprovada pela Associação Semente Sorridente. Os valores foram baseados em cálculos arredondados usando os Kg por árvore da SOS Mata Atlântica e Kg por hectare de floresta da Quercus.

** Não é consensual o valor médio de emissões de cada habitante. Há informação diversa em cada uma das fontes infográficas utilizadas. Assim os valores apresentados são meramente indicativos.

*** Este é o valor estimado pela calculadora da Carbon Footprint.

INFOGRAFIA:

https://www.carbonfootprint.com/measure.html

https://www.sosma.org.br/noticias/cada-arvore-da-mata-atlantica-chega-a-retirar-163-kg-de-gas-carbonico-da-atmosfera/

https://www.quercus.pt/comunicados/2006/junho/1719-quercus-e-leaseplan-lancam-programa-de-reflorestacao

https://www.pordata.pt/DB/Portugal/Ambiente+de+Consulta/Tabela

Tiago SantosComment