Boas-vindas aos medronheiros!

MEDRONHEIRO - O NOSSO NOVO ALIADO .png

Da castanha ao medronho – trocamos um fruto por outro!

Temos novidades no nosso site – substituímos os Castanheiro por Medronheiros!
Não é uma árvore, é verdade, mas como vegetação rasteira, este arbusto promete favorecer a nossa floresta autóctone.

Os Castanheiros apadrinhados até então serão plantados, e os que já foram plantados continuarão a ser cuidados. Descontinuamos o apadrinhamento de novos castanheiros pois tem sido difícil encontrar hortos com castanheiros bravios disponíveis, e dadas as pragas a que esta espécie está exposta (vespa asiática, entre outras…) a manutenção tornar-se-á cada vez mais difícil e onerosa, circunstância que não pode ser perpetuada na associação.

Vamos introduzir-vos a esta nova espécie:
Dá-se sobretudo em sobreirais, bosques de carvalhos e bosques mistos. Também em solos rochosos, mas preferindo-os frescos, soltos e profundos. É indiferente ao pH e é uma espécie de plena luz. Necessita de humidade, mas sem encharcar. Resiste bem às geadas e a temperaturas até -15ºC. Prospera com relativa exposição marítima e tolera poluição industrial. O medronheiro gosta de climas suaves, sendo capaz de suportar climas com baixa pluviosidade e períodos estivais secos. 

As folhas e casca do medronheiro contêm taninos que são utilizados para curtir as peles. A sua madeira é boa para tornear e excelente combustível.  Os mais antigos contam que o fruto é capaz de “embebedar” em grandes quantidades, e que em tempos as suas propriedades anticépticas eram usadas no combate de problemas das vias urinárias. Mitos à parte, é um fruto vermelho, rico em anti-oxidantes e dele é possível obter água-ardente

É comum por todo o sul da Europa, Irlanda, norte de África e Palestina.

Em suma, ao substituir os futuros apadrinhamentos por medronheiros estaremos a contribuir para uma floresta mais equilibrada! Os arbustos e as espécies rasteiras autóctones são óptimas ao conservar mais humidade rente ao solo e ao gerar sombra que dificulta o crescimento das espécies invasoras. Além disso são também o habitat de vários animais.


No final, todos saímos a ganhar:
Medronheiros = equilíbrio florestal + equilíbrio da a associação

Obrigada por nos seguirem, compartilharem e apoiarem!
Estamos confiantes que em Novembro regressaremos às plantações em segurança e que este Verão não representará um risco para as florestas com o empenho de todos!

Um dos fundadores da Semente Sorridente a plantar medronheiros em 2017.

Um dos fundadores da Semente Sorridente a plantar medronheiros em 2017.